Cascais acolhe um dos mais importantes circuitos do mundo de regatas à vela

O Clube Naval de Cascais recebe, este ano e pela primeira vez em Portugal, o Cascais Dragon World Championship, um dos mais importantes circuitos do mundo de regatas à vela, que se realiza de dois em dois anos e que contará com a participação dos melhores velejadores nacionais e internacionais desta classe, que disputam o…

Cascais acolhe um dos mais importantes circuitos do mundo de regatas à vela

Ao longo dos nove dias de evento são esperados cerca de 4.000 visitantes para assistirem a um evento recheado de estrelas, que participam com 72 barcos, provenientes de vários países. Especial destaque para a frota do Reino Unido, constituída por 12 Dragões, a da Alemanha por 8 e a Austrália e a França com 7 barcos cada. No total, o Clube Naval de Cascais será o anfitrião de 18 países, incluindo a Alemanha, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Emiratos Árabes Unidos, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Japão, Mónaco, Reino Unido, Rússia, Suécia e Turquia.

Portugal estará representado com uma frota de 11 barcos de respeito e com velejadores de elevado gabarito, como José Sotto Mayor Matoso, Gustavo Lima e Frederico Melo, campeões Europeus em 2013 em Cascais.

De referir ainda a participação de Patrick Monteiro de Barros, oito vezes Campeão Nacional Dragão e Velejador Olímpico que terá na sua equipa Alvaro Marinho, que conta com 4 diplomas olímpicos, 2000, 2004, 2008 e 2012.

Outros velejadores de renome marcarão presença, como:

Hugo Rocha medalhado Olímpico (Atlanta 1996) e Campeão mundial de várias classes; Bernardo Freitas 1 participação Olímpica, com diploma (Londres 2012), 3º lugar na Red Bull Youth America’s Cup em 2013, vencedor da Gold Cup Dragão 2016 e, atualmente, participa como advisor na Red Bull Youth America’s Cup;

Diogo Cayolla com três participações Olímpicas, Atlanta em 1996, Sydney no ano 2000 e Atenas em 2004. Conta com diversas vitórias internacionais e é Campeão Nacional em várias Classes; Match Racing Optimist, Snipe, Star, Sb20, Keelboats. Participou em circuitos internacionais como TP52, RC44, Extreme 40, GC32 entre outros;

Nuno Barreto, medalhado Olímpico em Atlanta no ano de 96 e velejador da America’s Cup;

Jorge Lima e José Costa velejadores olímpicos na classe 49er;

Afonso Domingos que conta 4 participações Olímpicas nas classes 49er, Star e Nacra.

A participação internacional estará, igualmente, bem representada em número e qualidade, com uma lista de inscritos verdadeiramente notável, da qual constam personalidades de incontestada influência do panorama socioeconómico mundial, incluindo vários membros da realeza e de diversos governos. Em competição no Cascais Dragon World Championship estarão cerca de 230 velejadores, dos quais salientamos os melhores do planeta nesta classe, como os dois últimos Campeões do Mundo, Yevgen Braslavets (2015) e Klaus Diedrichts (2013). Também Lawrie Smith Velejador da Volvo Ocean Race, Andy Beasdworth Velejador da America’s Cup e campeão mundial dragão.

A relevância do evento Cascais Dragon World Championship reflete-se também ao nível da economia local, uma vez que os velejadores virão acompanhados por cerca de 300 pessoas, provocando um impacto económico muito positivo em Cascais.

O programa desportivo prevê três dias de warm-up, antes da competição propriamente dita e, para que nem tudo se resuma à vertente competitiva, as tripulações, acompanhantes e convidados podem usufruir de um intenso programa social, que inclui happy hours diárias, o Regatta Dinner, jantar oficial do campeonato e a incontornável cerimónia de entrega de prémios, que se realiza no último dia do evento.

Outra característica importante do evento é a data de realização, 9 a 17 de junho próximos, ou seja, naquele que é considerado o melhor mês de vela do ano em Cascais, um elemento que irá também contribuir para o seu sucesso

O Cascais Dragon World Championship é um evento organizado pelo Clube Naval de Cascais, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal e com o apoio das empresas, Casino do Estoril, Sagres, Vista Alegre, Leitão & Irmão, Holmes Place e Simões e Gaspar. Conta, igualmente, com a JC Decaux, Rádio Comercial e TVI24 como Media Partners e com a Certificação da Sailors for the Sea.