Brasil. Hospitais usam pele de peixe para tratar queimaduras

Este procedimento já foi aplicado com sucesso em mais de 50 pacientes

A pele do peixe de água doce Tilápia pode ajudar no tratamento de vítimas de queimaduras, diz um estudo realizado por cientistas da Universidade Federal do Ceara, no Brasil.

"Habitualmente, a pele deste peixe é desperdiçada por isso estamos a utilizar este produto para o benefício da sociedade", disse o professor na Universidade Federal do Ceará, Odorico de Morais, à agência Reuters.

Esta nova técnica está a ser testada nos hospitais brasileiros, e tem vindo a ter bons resultados por ter características semelhantes com a pele humana.

A pele é tratada e submetida a um tratamento de radiação que elimina qualquer vírus que possa estar alojado na pele do peixe, sendo posteriormente aplicada nos doentes. Após o tratamento, o tecido fica com um prazo de validade de dois anos e é inodoro.

Até ao momento este procedimento já foi aplicado com sucesso em mais de 50 pacientes, com queimaduras de segundo e terceiro grau.

De acordo com o professor Odorico de Morais este pode vir a ser um procedimento eficaz para o tratamento de queimaduras e também uma alternativa económica para os hospitais, devido à abundância deste tipo de peixe nos rios brasileiros.