Um cabaz cheio de vida

A Vida Norte acompanha dezenas de famílias por mês, desde a gravidez até o bebé completar 18 meses. O seu projeto ‘Apoio a Recém-Nascidos’ bateu o recorde de donativos da plataforma de crowdfunding do Novo Banco.

A Vida Norte, sedeada no Porto, tem como principal missão apoiar grávidas e bebés em situação de vulnerabilidade, através de um acompanhamento de proximidade. «A associação acompanha uma média de 75 grávidas e famílias por mês, desde a gravidez até o bebé completar 18 meses de vida, trabalhando ao nível da capacitação para que, findo este período, a mãe possa, de forma autónoma, dar seguimento a um projeto familiar estruturado e feliz», explicou ao SOL Mafalda Teixeira Bastos, responsável do Fundraising e Comunicação da associação.

No final de 2014, a Vida Norte lançou uma iniciativa especialmente dedicada ao momento do nascimento. O projeto ‘Apoio a Recém-Nascidos’ foi criado com o objetivo de reforçar e garantir o apoio às famílias que procuram a Vida Norte aquando da chegada de um bebé.

Divulgada através do Novo Banco Crowdfunding em 2015, a iniciativa foi um sucesso, atingindo o recorde de número de apoiantes. No total, a Vida Norte recebeu 548 donativos que conseguiram ultrapassar o valor inicialmente previsto, chegando quase a cinco mil euros.

«O apoio da plataforma de crowdfunding foi fundamental para a Associação Vida Norte e a campanha foi um sucesso», afirmou Mafalda Teixeira Bastos. «O objetivo de angariação que estabelecemos foi de 4.731 euros e, em menos de dois meses, com a ajuda de 548 apoiantes que confiaram e acreditaram no nosso projeto, conseguimos angariar um total de 4.876 euros», acrescentou.

Com os donativos angariados, a associação conseguiu ajudar grávidas e famílias a assegurarem as condições necessárias para o nascimento e para os primeiros meses de vida dos seus bebés, através da doação de cabazes com produtos de higiene neonatal, do pagamento da Prevenar 13 – uma vacina pneumocócica aconselhada pelos especialistas mas sem comparticipação estatal à época – e da entrega de leite adaptado para bebés até aos 12 meses.

Mafalda Teixeira Bastos contou ao SOL que ao todo foram distribuídos 90 cabazes, cada um com gel de banho e champô, sabonetes de glicerina, soro fisiológico, fraldas, toalhitas, creme para assaduras, óleo e cotonetes. Já as vacinas foram entregues a 24 famílias durante um ano, enquanto as 48 latas de leite adaptado permitiram alimentar quatro bebés ao longo de 12 meses.

Com o intuito de fomentar um acompanhamento de proximidade individual à grávida e à sua família, em que se procura ajudar a estruturar um caminho de vida responsável, «onde a maternidade faça sentido e seja acolhida com orgulho e satisfação», a Vida Norte desenvolveu igualmente, desde o início de 2015, ações de sensibilização com a participação de mais de 100 utentes da associação. Os temas iam da saúde às finanças domésticas: ‘O que fazer se o seu bebé tiver bronquiolite?’, ‘Sexualidade Responsável’, ‘Formação e Integração Profissional’, ‘ABC da Maternidade’, ‘Formação Financeira’, ‘Os bebés não falam mas dizem muita coisa’.

A intervenção da Vida Norte não se limita ao apoio das famílias pela entrega de bens, apostando antes num âmbito transversal, focado na prevenção, através do desenvolvimento de ações de sensibilização em contexto escolar, para uma sexualidade responsável, assim como a capacitação das famílias para que haja uma inversão do ciclo de pobreza e exclusão social.

Além disso, a associação privilegia ainda um acompanhamento individual das grávidas e das mães até aos 12 meses de vida do bebé, «assegurado através de atendimentos em gabinete e visitas domiciliárias com periodicidade bimensal», explicou Mafalda Teixeira Bastos.

A Vida Norte é uma associação privada, pelo que o apoio de particulares e empresas é fundamental para garantir a sustentabilidade. Neste sentido, a procura de apoios financeiros que permitam alavancar toda a operação é uma preocupação permanente. «Atualmente, os produtos mais necessários são leite adaptado, fraldas e produtos de higiene para o bebé», detalhou a responsável. Mais informações em www.vidanorte.org.