Trump afasta EUA do acordo de Paris sobre as alterações climáticas

O acordo tinha sido assinado por Obama em 2015.

Donald Trump decidiu retirar os Estados Unidos da América (EUA) do acordo de Paris, acerca das alterações climáticas, assinado por Obama em 2015.

A Fox News afirmou que Trump tomou a decisão, mas que ainda não são conhecidos os motivos da saída. Os EUA juntam-se assim a Nicarágua e Síria, como os únicos países que não farão um esforço para reduzir a emissão de gases poluentes.

Segundo o site Axios, Trump estará a ponderar alguns pormenores da sua decisão. O presidente dos EUA pode formalmente assinar um acordo com Paris, que pode demorar cerca de três anos a concretizar, ou então retirar os EUA das Nações Unidas, sendo uma decisão drástica, mas mais rápida.

Ao longo da campanha eleitoral, Trump disse que o aquecimento global é uma mentira e, durante a reunião G7, que decorreu na semana passada, não apoiou a declaração acerca do aquecimento global, afirmando precisar de mais tempo para se decidir sobre o acordo de Paris.

Recorde-se queo acordo de Paris foi assinado em 2015, por 195 países, com vista a redução da emissão de gases de efeito de estufa, para diminuir o aquecimento global.