23.º Festival Super Bock Super Rock. Já é conhecido o cartaz

Ontem ao final da manhã, no Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, ficámos a conhecer o cartaz completo e todas as novidades da 23.ª Edição do Festival Super Bock Super Rock a realizar-se neste mesmo local nos próximos dias 13, 14, 15 de Julho.

Na mesa os representantes da promotora do festival, a Musica no Coração e da empresa do patrocinador oficial, a Unicer. Este será o 23.º SBSR e o 3.º no Parque das Nações, para continuar o sucesso das edições anteriores, segundo Luís Montez da Música no Coração. “Este ano é um ano especial, porque são os 90 anos da Super Bock, marca líder de mercado. Uma marca com 90 anos, mas uma marca jovem e o expoente máximo disso é o Festival SBSR. É a marca mais transversal, pois apoia bastante os eventos da cultura e das artes, e muito em destaque a música. Esperasse um ano histórico, dado que o Festival SBSR é o festival de música com maior representação fora de Portugal, como por exemplo, Angola.”, partilhou o representante da Unicer.

Foram referenciados 4 pilares da 23.ª edição do Festival SBSR: a Música, a experiencia cervejeira para a celebração dos 90 anos a SB criou uma cerveja especial a “1927”, que é uma cerveja artesanal. A arte urbana, que continuará a contar com a parceria da Underdogs para activação da marca (a Super Bock apoiou o festival Muro em Marvila neste último fim de semana) e finalmente, o 4.º pilar a sustentabilidade. À semelhança da edição anterior, este ano o festival terá o copo de plástico ecológico que tem o custo de 2€ que é ressarcido no final da noite, com capacidade de 25 e 50 cl. A presença da jovem Rádio SBSR.FM, que permite que o festival se manifeste ao longo do ano, com uma programação livre, também foi realçada. Terá assim o seu estúdio móvel no recinto com emissão em directo, transmissão de concertos, entrevistas aos artistas e ao público.

Assumidamente um festival urbano, segundo as palavras do promotor Luís Montez (Música no Coração), a arte urbana será um dos pilares basilares desta edição. A Underdogs oferecerá aos festivaleiros um workshop livre de iniciação ao graffiti, com a mentoria de Gonçalo Mar. A convite da Super Bock, Bordalo II criará uma peça de grandes dimensões que ocupará um espaço  central no recinto do festival. Para quem não conhece, Bordalo II (Artur Bordalo) é um artista plástico que cria instalações de grande dimensão com o aproveitamento de lixo. Sendo as suas peças artísticas veículos de sensibilização para as questões da sustentabilidade ambiental e uma forte consciência ecológica e social. Para concluir as novidades das intervenções artísticas, a parceria com a FAHR 021.3 irá criar “acções de arte urbana e de apropriação do espaço do recinto (…) tais como “Nenúfares” sobre os espelhos de água no Rossio dos Olivais (…) ou a integração das Torres de Sinaléctica com necessidades de uso do próprio Festival.” Será criada uma estrutura de luz que integrará o Palco Super Bock, permitindo uma ampliação sobre o público e aumentar também os limites do palco.

Estará assegurada a parceria de transportes, nomeadamente com a CP, a Metro e a Carris com horários alargados e preços especiais para os festivaleiros. A grande novidade nas parcerias de mobilidade é a empresa Uber, “haverá uma área dedicada dentro do Festival, onde os festivaleiros poderão aguardar pelo seu motorista, carregar o telefone ou navegar na internet.” Os novos utilizadores que tiverem o código promocional dedicado para o Super Bock Super Rock, terão uma viagem gratuita até 5€. A App do Festival será renovada, permitindo um maior conforto e organização de agenda aos utilizadores.

Quanto ao cartaz, teremos o regresso dos lendários Red Hot Chili Peppers, Deftones e Fat Boy Slim, no palco Super Bock, mas muita música nova de vários registos no palco EDP, Carlsberg e no palco dedicado à música portuguesa contemporânea, o novo Palco LG com curadoria da SBSR.FM. Houve uma preocupação de “balancear momentos nostálgicos e contemporâneos”, segundo a programadora do SBSR. Destaque para o primeiro dia, Bilal (The New Power Generation), que trará um tributo a Prince no Palco Super Bock, The Legendary Tigerman no Placo EDP (dia 13) e Beatbombers no Palco Carlsberg (dia 14) , que irão apresentar novos álbuns em estreia mundial. Em estreia estarão também os Tuxedo no Palco Carlsberg (dia 13). Se o cartaz dos artistas estrangeiros é bastante diversificado quanto ao registo musical, também o dos artistas portugueses goza dessa característica, jazz-pop, hip-pop, regae e muito mais. Quase todos os músicos portugueses que irão actuar no SBSR estavam nesta conferência de imprensa, o que muito agradou a promotora do festival. Ainda com a música portuguesa, Júlio Resende e Salvador Sobral, fecharam o Palco EDP no dia 14, com o projecto Alexander Search. Para terminar, visualizámos um vídeo com três dos 4 músicos do novo projecto de Hip-Hop Língua Franca, os portugueses Valente (o único na sala) e Capicua e os brasileiros Emicida e Rael, no Palco EDP no dia 14. A conferência fechou com a actuação dos portugueses Slow J (João Batista Coelho).

Seguem todas as confirmações da 23.ª edição do Festival Super Bock Super Rock:

13 de julho

Palco Super Bock – Red Hot Chili Peppers, The New Power Generation feat. Bilal, Capitão Fausto
Palco EDP – The Legendary Tigerman, Kevin Morby, The Orwells, Boogarins, Alexander Search
Palco Carlsberg – Tuxedo, Xinobi + Moullinex
Palco LG by SBSR.FM – Throes + The Shine, Manuel Fúria e os Náufragos, Minta & The Brook Trout

14 de julho

Palco Super Bock – Future, London Grammar
Palco EDP –  Língua Franca, Slow J, Jessie Reyez
Palco Carlsberg – Celeste/Mariposa, Rocky Marsiano e Meu Kamba Sound, Beatbombers
Palco LG by SBSR.FM – NBC, Octa Push, Keso

15 de julho

Palco Super Bock – Deftones, Fatboy Slim, Foster the People
Palco EDP – Seu Jorge “The Life Aquatic”: Tributo a David Bowie, Silva, TaxiWars, James Vincent McMorrow, Bruno Pernadas
Palco Carlsberg – Monki, Marquis Hawkes, Magazino
Palco LG by SBSR.FM – Sensible Soccers, Black Bombaim, Stone Dead