Mudar o mundo com um clique

O Novo Banco Crowdfunding  tem atualmente seis angariações a decorrer. Da organização de uma colónia de férias, a uma nova carrinha para uma associação em Moçambique.

A AAMA – Associação de Actividade Motora Adaptada quer levar a cabo novamente o Camp Abilities Portugal – que o ano passado também contou com a ajuda do Novo Banco Crowdfunding – uma adaptação de um modelo americano de colónias de férias para jovens com deficiência visual com apoio individual.

A associação precisa de 5000 euros, tendo angariado já 3825 euros, graças à generosidade de 60 apoiantes. Este programa além de inovador, é único no país e pretende a integração através da atividade desportiva, de crianças com e sem deficiência visual.

O objetivo é o de dar aos portadores de deficiência visual a oportunidade de poderem experimentar diversas atividades físicas num ambiente seguro, mas também o de sensibilizar os jovens sem deficiência para a importância da integração. Saiba mais em www.novobancocrowdfunding.ppl.pt/camp-abilities-portugal-2017. A campanha acaba a 29 de maio.

Novas rodas para a comunidade de Inharrime. É assim que se chama a campanha da Associação dos Amigos de Inharrime (uma vila em Moçambique), que precisa de 5000 euros, dos quais já conseguiu reunir 2061, para substituir a sua tão utilizada carrinha, que ultimamente está mais dias com problemas do que em pleno funcionamento.

As frequentes avarias da carrinha estão a condicionar as atividades do Centro Laura Vicuña, constituído por um internato de meninas e uma escola pública da qual a comunidade depende muito.

A autossustentabilidade do centro sempre foi um objetivo, por isso construiu-se uma padaria, onde se produzem e vendem pão e bolos, que chegam às pessoas através da distribuição da carrinha, que percorre a vila e locais mais remotos, este pão é, em muitos casos, o único alimento diário. Saiba mais em www.novobancocrowdfunding.ppl.pt/carrinha-inharrime. A campanha acaba a 29 de Maio.

O Centro paroquial de Bem Estar Social da Arrentela acredita que a nadar é que a gente se entende e por isso está a pedir ajuda para a construção de uma piscina, que será uma mais valia para as 300 crianças, que são apoiadas pela instituição.

A construção da piscina tem o objetivo de providenciar aos jovens uma ocupação saudável dos tempos livres assim como um aumento de competências pessoais, através da adaptação ao meio aquático. O objetivo da campanha, que acaba no dia 9 de junho, é o de angariar 2500 euros, tendo recebido já 1200 em donativos. Veja como ajudar em www.novobancocrowdfunding.ppl.pt/piscina-cpbesa.

O voluntariado é uma experiência capaz de mudar vidas, as de quem o pratica assim como as de quem dele beneficia. E o GASTagus sabe disso, tendo já enviado, entre 2009 e 2016, cerca de 600 voluntários para projetos internacionais em África e no Brasil, com vista ao desenvolvimento das comunidades, em especial nas áreas de educação, saúde e apoio vocacional.

Este agosto serão enviadas, mais uma vez, equipas de pessoas que doam o seu tempo e capacidades. Mas estes voluntários precisam de ajuda com algumas despesas como os bilhetes de avião. E recorreram à plataforma de crowdfunding, já o tinham feito no passado, do Novo Banco para angariar 1100 euros para ajudar a fazer face a estes custos. A campanha termina a 6 de junho. Saiba como ajudar em www.novobancocrowdfunding.ppl.pt/gastagus-caminhada-d.

A Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário desenvolveu um projeto para jovens, com o objetivo de os ajudar no seu percurso escolar. O gabinete do Desenrascanço estudantil assenta na promoção de processos solidários de tutoria e mentorado entre os estudantes de São Miguel de Machede, no concelho de Évora.

Neste momento, o projeto necessita de material escolar – para conseguir colmatar a falta que faz às crianças – nomeadamente de três computadores portáteis, já que a maioria destes jovens não tem acesso à internet, e livros para o auxílio no apoio prestado nos trabalhos de casa.

O projeto aposta ainda numa componente de orientação vocacional, através do trabalho realizado por uma psicóloga, que participou no projeto, quando era jovem estudante. A campanha, que pretende angariar 3000 euros, acaba a 10 de junho. Veja como ajudar em www.novobancocrowdfunding.ppl.pt/gabinete-do-desenrascanco-estudantil.

A AFACIDASE, Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela, recorreu ao Novo Banco Crowdfunding com o objetivo de angariar 2600 euros para conseguir equipar uma sala Snoezelen, uma divisão de estimulação sensorial, com sons, cores, texturas e aromas diferentes que despertam os sentidos.

A associação apoia pessoas com deficiência e incapacidade, que na sua maioria têm necessidade de estímulo multissensorial e relaxamento. A AFACIDASE presta já vários serviços aos seus clientes, como alimentação, transporte, atividades socioculturais, desportivas, e apoio psicossocial, mas gostaria de chegar mais longe