Madeleine Albright.”Guterres é o tipo de líder que as Nações Unidas precisam”

Antiga secretária de Estado norte-americana esteve esta quarta-feira nas Conferências do Estoril

Madeleine Albright, a primeira mulher norte-americana a ocupar o cardo de secretária de Estado, durante o governo de Bill Clinton, esteve esta quarta-feira nas Conferências do Estoril, onde elogiou António Guterres, criticou Donald Trump e mostrou preocupação com o futuro da parceria transatlântica.

Albright começou por mostrar o seu agrado em relação à eleição de Guterres para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas, enaltecendo a sua experiência anterior. “[Guterres] é exatamente o tipo de líder que as Nações Unidas precisam, sei que usará a sua experiência como alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, podendo ajudar esta organização a lidar com as questões migratórias”, afirmou a norte-americana.

Albright, agora com 80 anos, deu uma palestra intitulada ‘Desafios às Democracias’, destacando a importância de reforçar os laços entre os Estados Unidos e a Europa. "Nas últimas semanas nada me preocupa mais que o futuro da parceria transatlântica", afirmou a antiga secretária de Estado, aproveitando o seu discurso para criticar o presidente norte-americano Donald Trump e o facto de não ter sido claro quanto à sua posição em relação ao Acordo de Paris, durante a Cimeira do G7.

"Os Estados Unidos e a Europa são líderes naturais, sobretudo por aquilo em que acreditam (…) São uma equipa extraordinária. Juntos não há nada que não possamos fazer, separados há pouco que possamos conseguir. Mas Trump não compreendeu isso”, atirou Albright.