Como será Portugal e o mundo daqui a 20 ou 30 anos? Seis crianças respondem

O dia é deles, o futuro também.  Seis crianças imaginam como será Portugal e o mundo quando forem grandes, dos carros voadores aos insetos que vão passar a fazer parte da dieta. Para assinalar a data, o i reuniu ainda dicas de poupança para os mais novos e sugestões para celebrar em família.

“Não vai haver meninos abandonados nem discussões na rua”

Teresa Rainho, 7 anos

Daqui a 20 anos, acho que não vai haver pobres e as coisas das lojas vão ser baratas. Vai haver mais lugares de estacionamento e não vai haver graffiti. Eu vou ser professora e não vão existir ladrões. Acho que não vai haver trânsito. Vai haver regras. Não vai haver meninos abandonados nem vai haver discussões na rua, e vão ser todos amigos. Os professores vão ser bons e vai haver comida para todos, e não vai haver pessoas más. Acho que as pessoas vão ser todas felizes.

 

“O mundo vai ser muito quente ou muito frio”

Théo Mateus Lestable , 9 anos  

Em 2050, o mundo vai ser tecnológico e muito quente ou frio. Uns países vão dominar o mundo e outros vão ser pobres. Portugal vai ser um dos pobres e já não podemos sair à rua das 11h00 às 14h00 porque pode ser muito quente ou frio. Os ricos vão estar sempre com um robô que faz tudo. Portugal vai ter imensos prédios enormes abandonados. As estradas e os passeios e as ruas vão ser todos no ar e tecnológicos. As pessoas ricas vão ter naves. Haverá cada vez mais doenças, mas cada vez mais curas. O mundo vai ser um escândalo.

 

“O maior problema vai ser a enorme quantidade de lixo”

André Trigo, 10 anos  

Daqui a 20 anos, acho que vai estar quase tudo melhor. O maior problema do planeta vai ser a enorme quantidade de lixo e o homem vai estar muito interessado em produzir robôs limpa-lixo.

O terrorismo vai ser em forma de vírus informáticos. Não haverá mais armas de fogo. Os carros vão ser meios de transporte aéreos como drones. As casas, obrigatoriamente, terão painéis solares para não ser preciso pagar a eletricidade. As pessoas vão começar a comer insetos como grilos, baratas, formigas e gafanhotos. Vão comer menos porque não precisam  de tanta energia.

Na escola, os livros vão desaparecer e só vai haver computadores com projeções 3D. Vai continuar a haver maus alunos porque as novas tecnologias vão continuar a distrair e a tirar a concentração das pessoas.

Os jogos serão todos em VR (realidade virtual) e o único jogo de cartas que continuará a ser jogado será  “Magic the Gathering”. Acho que Portugal vai continuar a viver numa democracia, mas duvido que aumente o número de pessoas a votar.

 

“Não vai ser preciso ir à escola, vai haver aplicações e canais para isso”

Inês Jesus , 9 anos

Daqui a 20 anos, eu acho que vai haver uns transportes com rodas individuais para nós andarmos de um lado para o outro, os skates vão ter foguetes atrás, os telemóveis não vão ter de se carregar e não vai ser preciso ir à escola, pois vai haver aplicações e canais para fazer isso!

Vai ser mais fácil e rápido chegar a qualquer lugar, porque os carros vão poder voar.

Não vai haver hora de ir dormir, porque vai haver trabalhos abertos de noite (noturnos)! Podia haver colunas públicas. Escreve-se a música que se quer ouvir e fica nas colunas da cidade. Para os idosos vai haver caminhos próprios, assim com bengalas todas juntas, e quando os velhotes saíssem de casa era só agarrarem-se lá. Escrevem o sítio onde querem ir e aquilo leva-os, assim não têm de fazer grande esforço nem de pagar dinheiro para irem de autocarro.

Para os bebés podia haver robôs que iam crescendo com eles e ensinando coisas. Gostava que Portugal fosse conhecido pelo país da tecnologia.

 

“A relação das pessoas não vai ser tão normal como agora"

David Conceição, 11 anos  

Daqui a 20 anos, as crianças vão andar a pé ou de hoverboard. Os carros, autocarros, motas e comboios vão todos voar. Vai haver muitas profissões novas, mas acho que não vai haver tanta poluição como a atual, pois teremos fornos gigantes para o lixo. Daqui a 20 anos espero ter filhos de boa saúde, mas acho que a relação entre as pessoas não vai ser natural ou normal como agora.

 

“Eu gostava que o mundo fosse assim”

Mariana Rocha, 7 anos

Eu gostava que o mundo fosse assim: eu gostava que todos os meninos e todas as meninas fossem todos amigos e que os pais tivessem mais tempo para brincar com os seus filhos e que toda a gente tivesse mais dinheiro e soubesse muitas mais coisas.