Rússia. Acidente aéreo no mar Negro resultou de erro humano

Desastre aconteceu no final do ano passado e resultou na morte dos 92 passageiros que estavam a bordo

As equipas que estão a investigar a queda do avião russo Tupolev TU-154 no mar Negro, no dia 25 de dezembro do ano passado, estão cada vez mais convencidas que o desastre aconteceu devido a um erro humano.

A análise ao conteúdo da caixa negra sugere que o piloto Maj Roman Volkov terá perdido a noção do “posicionamento espacial” da aeronave, provavelmente devido a cansaço extremo, uma situação que “o levou a cometer erros”.

O avião tinha partido de Moscovo e feito escala em Sochi, para reabastece, mas tinha destino Lakatian, na Síria. Transportava soldados, jornalistas, uma ativista e conselheira de direitos humanos do presidente Vladimir Putin, e 64 membros do conhecido coro do exército, Alexandrov Ensemble, que iria participar nas celebrações de Ano Novo, numa base militar russa na região. Todos os 92 passageiros que seguiam a bordo perderam a vida.

A investigação calculou ainda que poucos segundos antes de embater na água, o TU-154 estava a perder altitude a uma média de 20 metros por segundo. A velocidade registada no momento do embate sugere que o avião se deslocava a 540 km/h.

{relacionados}