5 alimentos que combatem a fome

Se é daquelas pessoas que tem dificuldade em fazer dieta ou em emagrecer, não desespere. Não precisa de fazer aqueles regimes loucos, se tiver cuidado com o que come.

A dietista Katherine Brooking fez uma lista para o site WebMD com 5 alimentos que o ajudam a 'contrariar' a fome:

1. Framboesa

As framboesas são o fruto ideal para comer quando tem fome, não só pelas baixas calorias – uma chávena de chá de framboesas tem apenas 80 calorias – como também pelas fibras que contêm.

São mesmo uma das maiores fontes de fibras que existem e uma dieta baseada neste nutriente faz com que as pessoas se sintam saciadas mais depressa e durante mais tempo. E fazem com que não tenha desejos por coisas que não pode comer. As framboesas são ainda fonte de vitamina C, manganês e potássio.

Apesar deste fruto ser mais comum em época quentes, pode congelá-lo facilmente. Porque não adiciona framboesa ao seu iogurte? Ou até mesmo às suas saladas?

2. Algas

As algas pode estar na moda mas, ao longo dos anos, têm ganho notoriedade porque ajudam a perder peso e a controlar o apetite. Este alimento está repleto de fibras e proteínas de digestão mais lenta, controlando ainda a glicémia e os desejos.

Em algumas algas, foi encontrado um pigmento, de nome fucoxantina, que promove a perda de peso, ao aumentar a produção de proteínas à custa da destruição da gorduracorporal.

Para as adicionar a sua dieta, coloque-as em sopas ou guisados. Podendo contar sempre a hipótese de recorrer a restaurantes de gastronomia oriental.

3. Pistácios (ou outros frutos secos)

Os frutos secos podem diminuir a sensação de fome, uma vez que deixam a pessoa saciada mais tempo e as suas calorias não são completamente absorvidas pelo corpo.

Além disto, os pistácios têm uma vantagem: as pessoas controlam melhor aquilo que comem ao ver a quantidade de cascas vazias.

Pode comê-los como aperitivo ou, até mesmo, acrescentá-los às suas sobremesas.

4. Leguminosas

Feijões, lentilhas, ervilhas, soja e grão (estes são apenas alguns exemplos) têm a capacidade de atenuar a fome e estão ‘carregados’ de fibras e proteínas de digestão lenta. Um estudo feito em doentes obesos com uma dieta rica em feijão comprovou que esta tinha benefícios na perda de peso e na melhoria dos níveis de colesterol.

Pode acrescentar estas leguminosas em sopas, como acompanhamento (desde que não acrescente outra fonte de hidratos de carbono) ou ainda utilizá-los para fazer chili.

5. Ovos

É daqueles que não come nada ao pequeno-almoço? É capaz de sair de casa e só beber só um iogurte? Pense duas vezes. Uma investigação publicado no European Journal of Clinical Nutrition mostrou que pessoas que comem ovos ao pequeno almoço têm tendência a comer menos calorias que as outras ao longo do dia.