Sete coisas que todos têm de saber sobre alterações climáticas

No dia em que não se fala de mais nada a não ser Donald Trump e o Acordo de Paris, aqui ficam algumas noções básicas que todos temos de ter sobre as alterações climáticas

Não, as alterações climáticas não são um mito ou um esquema para enganar milhões de cidadãos. É algo que está a acontecer e que pode pôr em causa a vida humana. Para que não se chegue a esse ponto, o Homem tem de começar a fazer alguma coisa.

No dia em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, depois de o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, ter anunciado que o país vai sair do Acordo de Paris, a revista National Geographic lançou um artigo com sete coisas que tem mesmo de saber sobre este assunto.

1. A Terra está a ficar cada vez mais quente: as temperaturas terrestres deviam estar sempre a subir e a descer, mas a verdade é que, durante os últimos 50 anos, não é isso que tem acontecido. Os termómetros bateram o recorde em 2016 e já o tinham feito em 2015.

2. A culpa é nossa: o dióxido de carbono aquece a terra e o ser humano tem produzido o dobro do que costumava produzir, principalmente da década de 60.

3. E sim, há mesmo a certeza de que a culpa é do Homem: nove em cada 10 cientistas defendem esta ideia. Desde o início do século XIX que os especialistas alertam para este problema.

4. O gelo está a derreter muito rápido: o oceano Ártico e os glaciares estão a ‘encolher’. Até 2100, o nível do mar pode subir um metro.

5. O clima está a causar muitas catástrofes naturais: desde 1980 que as catástrofes relacionadas com fenómenos naturais triplicaram. Por exemplo, gegundo um estudo publicado no ano passado, a onda de calor que chegou à Europa em 2003 e matou em 70 mil pessoas deveria acontecer uma vez de 500 em 500 anos. A este ritmo, deverá acontecer uma vez de 40 em 40 anos.

5. Muitas espécies estão em perigo: um estudo feito em 2016, que abrangeu 976 espécies, mostrou que 47% destas desapareceram de zonas que antes habitavam devido à subida das temperaturas.

6. É possível travar isto: se as alterações climáticas não fossem algo perigoso, por que razão 195 países assinaram o acordo de Paris e tentaram conter o aquecimento global? Há que ter atenção ao desperdício, ao consumo excessivo de recursos, começar a usar energias renováveis e estar atento aos materiais que compõem os objetos que compramos. Pequenos hábitos no nosso dia-a-dia podem fazer toda a diferença.