GNR aperta o cerco a condutores sob o efeito de álcool e drogas

Operação “Tispol – Alcohol and Drugs” vai decorrer entre segunda e quarta-feira

A GNR vai estar na estrada esta semana com uma operação de fiscalização centrada na condução sob o efeito efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas. A operação “Tispol – Alcohol and Drugs” arranca amanhã e termina na quarta-feira.

Em comunicado, a GNR informa que desde o início do ano foram submetidos ao teste de alcoolemia cerca de 505 mil condutores, dos quais 9 315 conduziam com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei (menos 934 ou seja, menos 9% do que em igual período de 2016).

Do total das infrações detetadas, 41% (3 860) resultaram em detenções de condutores, por conduzirem com uma taxa de alcoolemia criminosa (igual/superior a 1,20 gramas/litro).

A operação, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.