Cinco dicas para detetar se um perfil no Facebook é falso

 Existem cinco técnicas que o ajudam a perceber se está perante um perfil falso ou não

É fácil criar um perfil falso no Facebook e começar a fazer amigos com outros utilizadores da mesma rede social. Um comportamento que, por vezes pode ser em tom de brincadeira, mas que também poderá ser malicioso.

Estes perfis nem sempre são fáceis de detetar, mas existem cinco técnicas que o ajudam a perceber se está perante um perfil falso ou não.

– Número de amigos: Esteja atento ao número de amigos, incluindo se tem ou não algum amigo em comum com a pessoa que o adicionou;

– Quantidade de publicações: O número de publicações pode ser um sinal de alerta, portanto esteja atento à quantidade de publicações e principalmente à data da última publicação.

– Fotografias: Fique em alerta se receber um pedido de amizade de alguém que tenha animais ou desenhos animados como foto de perfil. Mesmo que a foto seja de uma pessoa, e esta lhe pareça suspeita, pode fazer o upload no Google imagens para ver se já foi usada.

– Mensagens: Tenha em atenção se recebe um pedido de amizade e logo em seguida recebe mensagens provocatórias ou fotografias íntimas. Em momento algum deve, de igual modo, enviar dados privados, caso a pessoa lhe peça.

– Bom senso: Sempre que suspeitar que algo está errado no perfil da pessoa que lhe enviou o pedido de amizade, questione-se: Se fosse na rua, falava com esta pessoa?".