TAP com mais passageiros

A TAP transportou em maio 1,135 milhões de passageiros, um aumento de 20% por comparação com maio de 2016. No mês passado a taxa de ocupação dos voos da companhia aérea portuguesa foi de 82%, mais 6,6% que há um ano. 

De acordo com um comunicado da TAP, “os dados agora disponíveis revelam que a companhia cresce fortemente em todos os setores de rede em que opera, tanto no número de passageiros transportados, como na taxa de ocupação dos voos”.

A companhia aérea revela que, em termos absolutos, o maior crescimento no número de passageiros transportados foi nas rotas europeias, nas quais se incluem os voos em Portugal continental e as ligações à Madeira e dos Açores.

Neste ponto o destaque da companhia vai para as ligações com Espanha, onde a TAP opera para 10 cidades, "e nas quais aumentou em 45 mil, mais 47%, o número de passageiros transportados". No velho continente TAP transportou no mês passado mais 125 mil passageiros do que em maio de 2016.

Em termos absolutos, o Reino Unido, com um crescimento de 18 mil passageiros (+29%) ou a Itália e Croácia, com mais 10 mil passageiros (+13,6%), "compõem o TOP3" europeu da companhia aérea portuguesa.

A nível intercontinental a TAP transportou mais 66 mil passageiros. O destaque vai para o crescimento das rotas nos EUA, com mais 33 mil passageiros, para um total de 56 mil. O número significa “um crescimento relativo de 143%".

A companhia aérea sublinha ainda “a forte recuperação que se verifica nas rotas africanas, com mais 18 mil passageiros, um aumento de 36%, com destaque para Angola, com mais 36,4%, e Marrocos, que regista um impressionante crescimento de 215%”.

Já as rotas brasileiras "continuam a demonstrar uma forte retoma" do tráfego: mais 16 mil passageiros, um crescimento superior a 14% face a maio de 2016.

Entre janeiro a maio de 2017, a TAP transportou mais 1,1 milhões de passageiros que em igual período do ano passado. O total foram 5,171 milhões, um acréscimo de 27% face aos cinco primeiros meses de 2016. No mesmo período a taxa de ocupação foi de 82%, um aumento de 6%.

A TAP terá este ano dez novas rotas. Toronto, Canadá, com cinco frequências por semana; Gran Canaria e Alicante, Espanha, ambas com voos diários e Estugarda, Alemanha, com dois voos por dia, começam já no sábado, 10 de junho.

A 1 de julho começam as ligações a Bucareste, Roménia, com seis frequências semanais e Budapeste, na Hungria, com voo diário. 15 dias depois começa a ligação a Colónia, Alemanha, com 2 voos por dia e  a 17 de julho a TAP começa a voar para Abidjan, Costa do Marfim, cinco frequências semanais e Lomé, Togo, com quatro voos por semana.

A 29 de outubro, a TAP vai passar a operar 12 voos semanais para o aeroporto de London City, em Londres.