Socialistas portugueses satisfeitos com Corbyn

Porfírio Silva e Isabel Moreira criticam “arrogância” de Theresa May

Os socialistas portugueses criticam a arrogância de Theresa May e realçam a subida conseguida por  Corbyn.

O porta-voz do PS, João Galamba, destacou, nas redes sociais, que Jeremy Corbyn "teve o melhor resultado do Labour desde o ´landslide´ de Blair em 1997", apesar de muitos terem considerado que era "um candidato inviável" com "um manifesto inviável".

O dirigente socialista Porfírio Silva defendeu, na sua página do facebook, que Theresa May se deu mal com a arrogância. "Já vai em dois primeiros-ministros seguidos dos conservadores britânicos que julgam ter o eleitorado no bolso e se dão mal com a arrogância. Devemos, todos, ter isso bem presente, porque os partidos nunca são donos dos eleitores".

Também a deputada socialista Isabel Moreira considerou que May "pagou caro a sua arrogância e teve uma derrota pessoal pesada". A deputada socialista defende que "a demissão seria a consequência evidente".

O Bloco de Esquerda, pela voz da eurodeputada Marisa Matias, considerou que Theresa May é "a maior perdedora dos vencedores". A bloquista defendeu que a primeira-ministra "levou uma grande lição do povo britânico". 

O Partido Conservador, liderado pela primeira-ministra, Theresa May, perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas antecipadas. Os trabalhistas conquistaram mais 29 mandatos e contrariaram a previsão que existia até há pouco tempo de que iriam sofrer uma pesada derrota.