Polícia confirma que atropelamento em Amesterdão não é um ataque terrorista

Duas pessoas foram feridas com gravidade quando um carro se lançou sobre peões no exterior da principal estação de comboios de Amesterdão, Holanda. A polícia diz não haver quaisquer indicações que sugiram que se tratou de um ataque extremista.

O condutor do veículo estava estacionado num sítio proibido, e quando a polícia se lhe dirigiu este arrancou mas ficou sem saída acabando por esbarrar num muro. Nisto apanhou oito pessoas, duas das quais sustiveram ferimentos graves. Outras também foram hospitalizadas.

"Não há qualquer indicação de que se tenha tratado de um ataque terrorista", disse a porta-voz da polícia, Marjolein Koek. A polícia  adiantou ainda que o carro foi alvo de buscas e o condutor foi detido e questionado.

Ainda antes de haver qualquer informação oficial, já o incidente merecia grande atenção dos media na sequência dos vários atentados extremistas que têm ocorrido na Europa no último ano e em que os terroristas recorreram a veículos tentando fazer o maior número de vítimas em zonas movimentadas. O mais recente deu-se na Ponte de Londres, na passada semana.

As primeiras imagens do incidente em Amesterdão mostravam um grande aparato policial, com vários agentes destacados à volta da estação de comboios, enquanto as equipas de primeiros socorros prestavam auxílio aos feridos. Nalguas das imagens era possível ver um carro preto ligeiramente amolgado junto a um muro próximo da estação.