Super bock super Rock. Todas as nações do rock

O rock não morreu, só passou a ter outros instrumentos além das guitarras. No Super Bock Super Rock a variedade de estilos corresponde a diferentes gerações.

O Super Bock Super Rock já conheceu diferentes formatos e geografias mas é, desde 1994, o mais estável dos festivais portugueses modernos. Com Paredes de Coura e Vilar de Mouros, inaugurou em meados dos anos 90 uma nova era que lançou alicerces para os festivais como hoje os conhecemos.

Depois de ter feito marcha atrás a sul do Tejo e ter regressado a Lisboa, o SBSR instala-se pelo terceiro ano no Parque das Nações. O MEO Arena é o quartel-general de um cartaz variado. Por um lado, os anos 90 estão representados pelo principal cabeça-de-cartaz, os Red Hot Chili Peppers, pelos Deftones e por Fatboy Slim – os dois irão encerrar a edição deste ano quando sábado já for domingo. Por outro, Future fala para uma nova geração. E se no ano passado, Kendrick Lamar deu o concerto mais falado de 2016, numa noite toda ela ancorada no hip-hop com De La Soul, Orelha Negra, Mike El Nite e Slow J, este ano o rapper sulista de Atlanta é uma das potenciais surpresas na primeira visita a Portugal, e um dos símbolos da transformação dos tempos.

A velha imagem do rock enquanto música exclusiva de guitarras diluiu-se no Séc. XXI. O rock pode espalhar o amor e a amizade, o caos ou a destruição recorrendo a diferentes ferramentas sonoras.

E depois de Kendrick Lamar ter posto um pavilhão inteiro a cantar quilómetros de versos difíceis de decorar de uma ponta à outra, o SBSR volta a apostar na diversidade musical e geracional. Além dos citados, o ramalhete de clássicos é completado pela New Power Generation, banda de suporte a Prince na década de 90. Da colheita indie recente, há gente como Kevin Morby, London Grammar, James Vincent McMorrow e Foster The People com novos álbuns ainda por desvirginar em Portugal.

A seleção nacional tem forte representação com os Capitão Fausto (concerto antes dos Red Hot Chili Peppers), Slow J (um repetente do ano passado), Alexander Search (a dupla formada pelo pianista Júlio Resende com Salvador Sobral) e no Palco LG Minta & The Brook Trout, Manuel Fúria e os Náufragos, Throes + The Shine, Keso, Octa Push, NBC, Stone Dead, Black Bombaim e Sensible Soccers para adicionar a Xinobi, Moullinex, Magazino, Celeste/Mariposa e Rocky Marsiano no espaço consagrado à dança. Legendary Tigerman e Beatbombers vêm mostrar novos discos em primeira-mão.