Afinal, acordo de May com unionistas ainda não está fechado

Comunicado dos ‘tories’ no sábado foi prematuro. A luz é amarela, ainda não é verde

Afinal, acordo de May com unionistas ainda não está fechado

Pouco tempo após ter sido conhecido o resultado das eleições no Reino Unido, que retirou a maioria absoluta ao ‘tories’, foi anunciado que havia um princípio de acordo com os unionistas irlandeses para Theresa May formar governo. Mas, afinal as negociações ainda continuam e o acordo não tem luz verde

“A primeira-ministra falou esta noite [sábado] com o DUP [Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte] para discutir a finalização de um acordo quando o Parlamento retomar os seus trabalhos na próxima semana”, lê-se num comunicado.

“Daremos as boas-vindas a qualquer compromisso que seja acordado, dado que irá proporcionar a estabilidade e a segurança que o país precisa, durante e depois do ‘Brexit'”, referia o mesmo texto.

Recorde-se que este ponto e vírgula no acordo acontece duas semanas antes do início das negociações sobrea a saída do Reino Unido da União Europeia.

No passado sábado, cerca de dois dias depois das eleições legislativas, foi emito um comunicado que dava conta da aprovação das linhas gerais de um compromisso para que o Partido conservador formasse governo com a ajuda do DUP.

Mas o comunicado terá sido exagerado e precoce, pois o DUP afirmou à Sky News que não concordou ainda em apoiar os toreis de May, mas admitiu que as negociações têm sido positivas e que prosseguem.