Legislativas francesas. Primeiras projeções colocam partido de Macron em vantagem

La République en Marche! aponta à maioria absoluta, ao passo que os socialistas confirmam queda livre, surgindo atrás da extrema-esquerda e da esquerda radical

As projeções iniciais da primeira volta das eleições legislativas em França, apontam para uma votação no La République en Marche! (LREM) – o movimento político, transformado em partido, do presidente Emmanuel Macron – na ordem dos 32%, uma percentagem que abre boas perspetivas para a decisiva ronda, do próximo dia 18.

De acordo com os números apresentados pela Ipsos, Os Republicanos lograram 21% dos votos, enquanto a Frente Nacional aponta aos 14%. Já o Partido Socialista confirmou a tendência das eleições presidenciais do mês passado e tudo indica que se ficará pelos 10%, menos um ponto percentual que o movimento de esquerda radical, La France Insoumise.

Com apenas 51,6% de participação – um recorde negativo, em França – o jovem partido de Macron está em muito boa posição para garantir a maioria absoluta na Assembleia Nacional, ou seja, pelo menos 289 deputados, dos 577 que compõem o parlamento francês. Segundo as estimativas, o LRM pode eleger entre 390 e 430 deputados.