LifeStyle

Descoberta substância que bronzeia ao mesmo tempo que previne cancro

A substância ‘engana’ a pele, para que esta produza melanina.

Descoberta substância que bronzeia ao mesmo tempo que previne cancro

Após dez anos de investigação, um grupo de cientistas do Massachusetts General Hospital criou uma substância que simula a luz solar para deixar a pele bronzeada, sem recorrer a radiação ultravioleta, prevenindo assim os riscos de cancro da pele.

Segundo a BBC, a substância ‘engana’ a pele, fazendo com que esta ganhe um tom acastanhado, graças à produção de melanina.

A experiência foi testada em amostras de pele e em ratos de laboratório, mostrando indícios de que também funcionará em pessoas ruivas, que normalmente só ficam queimadas ao sol.

Esta descoberta pode ajudar a prevenir o cancro da pele, uma vez que a exposição solar ou o tempo de solário será mais reduzido para quem queira obter o bronze desejado, abrandando o aparecimento de sinais de envelhecimento da pele.

A substância é aplicada na pele como um creme e ao contrário dos autobronzeadores, só escurece a camada superficial da pele, estimulando as células a produzirem melanina. Esta substância, de acordo com o estudo publicado na revista Cell Reports, ainda precisa de passar por mais testes, para saber se é mesmo segura para os humanos.

Os comentários estão desactivados.