Descoberta substância que bronzeia ao mesmo tempo que previne cancro

A substância ‘engana’ a pele, para que esta produza melanina.

Após dez anos de investigação, um grupo de cientistas do Massachusetts General Hospital criou uma substância que simula a luz solar para deixar a pele bronzeada, sem recorrer a radiação ultravioleta, prevenindo assim os riscos de cancro da pele.

Segundo a BBC, a substância ‘engana’ a pele, fazendo com que esta ganhe um tom acastanhado, graças à produção de melanina.

A experiência foi testada em amostras de pele e em ratos de laboratório, mostrando indícios de que também funcionará em pessoas ruivas, que normalmente só ficam queimadas ao sol.

Esta descoberta pode ajudar a prevenir o cancro da pele, uma vez que a exposição solar ou o tempo de solário será mais reduzido para quem queira obter o bronze desejado, abrandando o aparecimento de sinais de envelhecimento da pele.

A substância é aplicada na pele como um creme e ao contrário dos autobronzeadores, só escurece a camada superficial da pele, estimulando as células a produzirem melanina. Esta substância, de acordo com o estudo publicado na revista Cell Reports, ainda precisa de passar por mais testes, para saber se é mesmo segura para os humanos.