Portugal tem quarenta incêndios ativos

Estão mais de 2800 bombeiros a combater as chamas em vários pontos dos país

O número de incêndios ativos em Portugal tem aumentado nas últimas horas. Nesta terça-feira de manhã estavam 12 fogos ativos, tendo esse número aumentado para 40.

De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), dos 40 incêndios ativos, dez estão em curso (incêndio em evolução sem limitação de área), cinco em resolução (sem perigo de propagação para além da área já atingida) e 25 em conclusão (fogo extinto, como pequenos focos de combustão dentro do perímetro de incêndio).

A maioria dos operacionais, viaturas e meios aéreos estão a combater as chamas em três grandes fogos nacionais localizados em Pedrógão Grande, Góis e Penela.

O incêndio com mais meios no terreno é o de Pedrógão Grande, que deflagrou neste sábado e que ainda se mantém em curso, estando a ser combatido por 1207 operacionais, 405 veículos e 13 meios aéreos.

O fogo de Pedrógão Grande já provocou 64 mortos e 160 feridos, tendo consumido cerca de 26.000 hectares de floresta, segundo dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.