Pedrógão Grande. Portugal terá recusado ajuda de bombeiros espanhóis

Já estão a caminho 80 bombeiros para ajudar no combate às chamas

Um contingente espanhol de 60 bombeiros, acompanhado com dois camiões, estava pronto para ajudar nos incêndios em Portugal. No entanto, foi travado quando chegou à fronteira.

“Estávamos conscientes da situação que se estava a passar em Portugal, estávamos preparados para intervir e ajudar e, por uma questão burocrática, impediram-nos de ir lutar contra um problema grave que acabou com tantas vidas”, referiu um dos bombeiros espanhóis ao jornal El Correo Gallego.

 “Por vezes há pessoas com excesso de voluntarismo que podem querer empenhar-se sem ter qualquer tipo de enquadramento”, afirmou a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, como resposta à notícia avançada pelo El Correo Gallego.

A ministra acrescentou que os operacionais espanhóis por não conhecerem o terreno iriam dificultar a integração dos bombeiros nas equipas portugueses, sendo que a decisão tomada foi para garantir a segurança de todos. “Têm de estar devidamente coordenados pelas autoridades de proteção civil em ambos os países. Não podemos estar aqui com voluntarismos”, referiu a ministra.

O Ministério da Administração anunciou esta terça-feira que um grupo de 80 bombeiros espanhóis está a caminho de Portugal para ajudar a combater o incêndio de Góis e segundo uma fonte oficial do Ministério de Administração Interna (MAI) afirmou à agência Lusa, 40 bombeiros da Galiza chegam a Portugal por via terrestre e outros 40, de várias regiões espanholas, por helicóptero.