Heloísa Apolónia no parlamento: a trovoada seca não chega

A deputada dos Verdes quer perceber se “algo faltou na agilidade da decisão para enfrentar o drama”

Heloísa Apolónia quer coragem política na reação ao incêndio de Pedrógão. Para a deputada dos Verdes, há responsabilidades a impor depois dos incêndios deste fim-de-semana. 

"Esta, que ficará conhecida como a tragédia de Pedrógão Grande impõe-nos perceber mais que a trovoada seca, que as autoridades garantem ter despontado o incêndio florestal", adiantou a ecologista,  na sessão evocativa que ocorreu esta tarde no parlamento. 

"Impõe-nos mesmo se algo falhou do ponto de vista da comunicação, da coordenação ou da agilidade da decisão para enfrentar o drama", sublinhou ainda, sem colher reação da parte do primeiro-ministro, António Costa, sentado na bancada de governo. 

"E impõe-nos mais que as imensas reflexões que já foram produzidas ao longo dos anos sobre os fogos florestais, mais que a produção de novos relatórios a acrescentar aos muitos já produzidos. E até nos impõe mais que a vontade política que alterou a nossa floresta e a tornou mais vulnerável", concluiu Apolónia. 

A deputada, para isso, quer mais "coragem política" porque nem "as temperaturas elevadas" nem a falta de humanidade nos deixarão.