São João. Lançar balão pode chegar aos cinco mil euros de multa

PSP solicita a melhor compreensão e colaboração de todos

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública do Porto, alertou esta quinta-feira, para os perigos do tradicional lançamento dos balões de São João, referindo que este ano, lançar balões será proibído.

O lançamento de um balão poderá ter uma contraordenação punida por coima que varia entre os 140 euros e os cinco mil euros, no caso de pessoas singular. Já no caso de pessoas coletivas, poderá atingir um valor entre os 800 euros e os 60 mil euros 

No decurso das festividades, há que tem em atenção para os “perigos resultantes do lançamento dos tradicionais balões de São João para as áreas florestais, residenciais e industriais", lê-se num comunicado da PSP, que solicita "a melhor compreensão e colaboração de todos, no sentido de acatarem as indicações e ordens das forças policiais, especialmente em locais de grande aglomeração de pessoas".

O mesmo refere ainda que a “polícia terá uma especial atenção à regularização do tráfego automóvel e estará ainda atenta à criminalidade associada a este tipo de acontecimentos, nomeadamente, furto no interior de veículo e furto por carteirista".