Navio-escola argentino chegou a Lisboa e está aberto ao público

O navio escola da Marinha Argentina ‘fragata A.R.A. Libertad’ chegou hoje de manhã a Lisboa e ficará atracado durante cinco dias junto às Docas do Jardim do Tabaco. O navio estará aberto ao público nos próximos dias 18 e 19, entre as 15h00 e as 20h00, e a entrada é livre.

a fragata ‘a.r.a. libertad’, comandada pelo capitão pablo lucio salonio, está a fazer uma viagem de instrução de guardas-marinhas e a próxima paragem será em cádiz.

a viagem teve início em junho e deverá terminar a 8 de dezembro. pablo salonio explica que este é um navio-escola para a formação de guardas-marinhas e que é bastante importante o contacto com outros países para a formação dos oficiais. o capitão disse ainda que «o objectivo é dar experiência» para que estes pratiquem o que aprenderam até agora.

o navio transporta a bordo 329 pessoas de nove nacionalidades diferentes, sendo que 105 são estudantes. apenas 35 são mulheres. o capitão da fragata explicou ainda que é uma mais valia existirem diversas nacionalidades, uma vez que assim se partilham diferentes culturas, o que pode ser benéfico para a cooperação entre os tripulantes.

no entanto, pablo salonio confessa que o pior destas viagens é a distância e a saudade dos familiares, mas diz também que desta vez vão poder encontrar-se, uma vez que alguns dos parentes viajaram até portugal.

no período em que o navio irá estar atracado em lisboa os trabalhos serão mínimos para os marinheiros poderem usufruir de mais tempo em terra.

online@sol.pt