Este foi o motivo que originou a queda do avião em Tires

Morreram cinco pessoas na sequência da queda

O avião que caiu no passado dia 17 de abril, em Tires, Cascais, terá perdido o controlo, "entrou em perda", e acabou por explodir já em terra.

De acordo com o relatório preliminar do Gabinete Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), divulgado esta quinta-feira, a aeronave perdeu o controlo logo após a descolagem do Aeródromo Municipal de Cascais, seguindo-se uma “descida íngreme”, que culminou com o impacto com a estrutura de descarga de camiões.

"Com o impacto, a aeronave explodiu e incendiou-se, infligindo um fogo parcial num camião que se encontrava no local. A aeronave foi destruída pelas forças do impacto e pelo incêndio pós-colisão, tendo os quatro ocupantes falecido. O motorista do camião atingido pela explosão do avião também faleceu", refere o relatório preliminar ao acidente do Piper PA-31T.

“Não foram encontradas deficiências estruturais preexistentes suscetíveis de terem contribuído para o acidente. Todas as superfícies de controlo de aeronave foram localizadas no local. Os ‘flaps’ estavam recolhidos assim como o trem de aterragem estava recolhido no momento do impacto”, todavia "as ações de manutenção ainda precisam de ser confirmadas”, refere o relatório.

A investigação está em curso e o relatório final será publicado “logo que possível”, diz o GPIAAF.

“Diferentes órgãos da aeronave serão analisados mais aprofundadamente para apurar a sua funcionalidade e para que se possa validar todas as evidências recolhidas pela investigação, visto os destroços recolhidos estarem em muito mau estado, devido à violência do impacto e às temperaturas muito elevadas geradas pelo incêndio pós impacto”, frisa o relatório preliminar.

Recorde-se que morreram cinco pessoas na sequência da queda.