Pensionistas. Dois milhões vão ter aumentos extra já em agosto

Estado vai 194 milhões de euros adicionais por ano com esta actualização.

Cerca de dois milhões de pensionistas serão abrangidos pela atualização extraordinária das pensões, a ser concretizada já em agosto. Esta atualização extraordinária das pensões vai custar 194 milhões de euros adicionais, anualmente, ao Estado. No entanto, este ano, o valor a gastar será mais baixo: 83 milhões de euros por começar a ser pago a partir de agosto.

A medida foi aprovada esta quinta-feira em Concelho de Ministros e foi revelada pelo ministro Vieira da Silva.

No caso dos pensionistas que tenham visto uma das suas pensões actualizada entre 2011 e 2015, o montante de aumento será o necessário para perfazer seis euros face a dezembro (descontando o aumento de janeiro).

No caso dos que não tiveram qualquer actualização nesses anos o aumento de Agosto será o suficiente para perfazer 10 euros.

“São abrangidos os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de Segurança Social e os pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência do regime de proteção social convergente cujo montante global das pensões em julho de 2017 seja igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), ou seja, 631,98 euros”, lê-se num esclarecimento após o Conselho de Ministros.

.