Juntos por todos… até nos meios de comunicação

Muito se tem falado, e bem, da tragédia em Pedrogão Grande e são inúmeras as iniciativas solidárias que têm surgido para dar resposta às mais variadas necessidades. Uma das iniciativas que não passou despercebida a ninguém foi o concerto solidário no Meo Arena, que se realizou na passada terça-feira. Artistas de renome e com grande…

Muito se tem falado, e bem, da tragédia em Pedrogão Grande e são inúmeras as iniciativas solidárias que têm surgido para dar resposta às mais variadas necessidades.

Uma das iniciativas que não passou despercebida a ninguém foi o concerto solidário no Meo Arena, que se realizou na passada terça-feira. Artistas de renome e com grande popularidade uniram-se para um espetáculo único pela mais nobre das causas.

E foi a nobreza da causa que nos trouxe assim um inédito fenómeno no nosso mercado: também os meios de comunicação se uniram para dar eco à missão de um povo.

Pela primeira vez, as três televisões generalistas juntaram-se e garantiram a emissão do concerto, exibindo assim o mesmo programa à mesma hora. Por uma noite o concerto ‘Juntos Por todos’ ocupou a antena dos três ‘grandes’, esquecendo as grelhas. Também as rádios acompanharam o movimento e sem rivalidades difundiram as mesmas horas de música.

É interessante contudo analisar como um mesmo conteúdo é trabalhado pelos diferentes meios, de acordo com o seu tom, linguagem e identidade. Se é certo que o espetáculo em si e a sua apresentação – a cargo de Sílvia Alberto, João Manzarra e Fátima Lopes – era comum a todos, a realização e a cobertura em torno do espetáculo eram diferentes de canal para canal.

Em cada um deles as diferentes caras narravam o evento, enquanto outras entrevistavam as estrelas, criando um alinhamento próprio. Os canais sabem que para a sua audiência fiel é importante que se mantenha uma linha, que apareçam as caras a que estão habituados e que assim se sintam em casa.

É esta a essência de cada canal e neste momento foi interessante fazer zapping e perceber como cada um dava eco a esta noite especial. 

Enquanto marcas, cada canal soube exatamente que história queria contar neste momento de união, mostrando que, mal ou bem, seguem uma estratégia, respeitam o seu público, e acima de tudo, procuram fidelizar e conquistar a sua audiência.

Na noite de terça liderou a TVI, seguida da SIC e da RTP, mas quem na verdade ganhou foi todo o povo Português que mostrou uma união memorável e conseguiu angariar mais de 1 milhão de euros para as Misericórdias.

Um noite que mexeu com a programação dos meios de comunicação de uma forma nunca vista, deixando de lado guerras de audiência, e que promete ficar na nossa memória. 

E acima de tudo na memória de todos os que hoje precisam tanto da nossa ajuda.