OPA da EDP à EDP Renováveis arranca quinta-feira

 Empresa liderada por António Mexia pretende adquirir os 22,5% que lhe faltam da sua subsidiária, envolvendo um investimento na ordem dos 1,3 mil milhões de euros.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já aprovou o prospeto da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP sobre a EDP Renováveis. A operação arranca esta quinta-feira e termina a 3 de agosto. A contrapartida é de 6,75 euros (deduzindo os cinco cêntimos distribuídos em dividendos). 

“Os detentores das ações que aceitem a oferta poderão revogar as suas declarações de aceitação até às 15h00 do dia 31 de julho de 2017. A data prevista para o apuramento e divulgação dos resultados da Oferta é o dia 4 de agosto de 2017”, revela em comunicado o órgão regulador. 

Com esta operação, que foi anunciada em março passado, a empresa liderada por António Mexia pretende adquirir os 22,5% que lhe faltam da sua subsidiária, envolvendo um investimento na ordem dos 1,3 mil milhões de euros. Depois de estar concluída a EDP Renováveis irá sair do mercado bolsista, caso venha a deter, em resultado da OPA, acções que ultrapassem 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da empresa liderada por Manso Preto.

No entanto, nem todos estão satisfeitos com o preço fixado. A MFS Investments, que representa clientes com 35,5 milhões de ações da EDP Renováveis – equivalente a 4% do capital e direitos de voto da empresa – diz que, como a EDP Renováveis entrou em bolsa a valer oito euros, o preço que agora é oferecido não reflete a capacidade de crescimento no longo prazo. 

Manter liderança

Em março, quando a EDP anunciou a OPA revelou que pretendia “dar continuidade à atividade empresarial da EDP Renováveis e das subsidiárias, mantendo a linha estratégica definida pelo conselho de administração da sociedade visada e a confiança no mesmo e na respetiva equipa de direção”.

Ao adquirir os títulos da empresa liderada por Manso Preto, o grupo EDP quer “reforçar a aposta como líder na atividade de produção de energia através de fontes renováveis e continuar a apostar no crescimento do negócio e atividade da EDP Renováveis”. Ao mesmo tempo, vai “permitir à oferente aumentar a sua exposição à atividade desenvolvida pela EDP Renováveis, com o intuito de beneficiar em maior escala do crescimento atrativo das energias renováveis”.