Turquia. Vaga de detenções atinge liderança da Amnistia Internacional

Diretora da Amnistia Internacional detida com outros sete ativistas. Desconhece-se o seu paradeiro. 

As autoridades turcas detiveram esta quinta-feira oito ativistas de Direitos Humanos, entre eles a diretora da Amnistia Internacional na Turquia, Idil Eser.

As detenções aconteceram durante um seminário sobre proteção na Internet e deram-se “descaradamente sem causa”, segundo escreve esta quinta-feira a Amnistia.

“Trata-se de um grotesco abuso de poder que sublinha a precária situação que vivem os ativistas de direitos humanos no país”, argumenta a organização. “Idil Eser e quem foi detido com ela devem ser imediata e incondicionalmente libertados", sustenta. 

A Turquia continua em estado de emergência desde a tentativa de golpe de Estado do ano passado.

Desde esse momento foram detidas mais de 50 mil pessoas e outras dezenas de milhares foram demitidas de cargos públicos, sobretudo sob o pretexto de estarem a colaborar com uma rede secreta de apoiantes de Fettulah Gullen, o dissidente auto-exilado nos Estados Unidos a quem Ancara aponta o dedo pelas operações de 2016. 

Não se conhece o paradeiro do grupo de ativistas detidos. A polícia realizou a operação num hotel em Buyukada, uma ilha no Mar de Mármara.

Segundo a Amnistia Internacional, Idil e os outros sete ativistas não conseguiram ainda reunir-se com advogados ou fazer telefonemas. Entre os detidos estão também um cidadão alemão e outro sueco.