Hugo Soares avança para a sucessão de Montenegro

O nome do social-democrata já era dos nomes mais apontados. Mas só se Marco António não avançasse.

O vice-presidente da bancada do PSD, Hugo Soares, confirmou esta sexta-feira que é candidato à liderança do grupo parlamentar social-democrata.

Em comunicado, Hugo Soares avançou que “convocadas que estão as eleições para a direção parlamentar do PSD para o próximo dia 19 de julho, decidi liderar e apresentar uma lista candidata a essas eleições, na sequência das inúmeras manifestações de apoio que recebi de colegas deputados”.

Luís Montenegro surpreendeu todos quando, ontem de manhã, anunciou que as eleições para a liderança da bancada, ou seja a escolha do seu sucessor, seriam já dia 19, daqui a duas semanas.

A data, que se esperava ser só em setembro, até pode ter apanhado todos de surpresa, mas a discussão sobre os nomes mais prováveis para suceder a Montenegro não é nova. E o próprio Hugo Soares, que confirmou hoje a sua candidatura, era já um dos nomes da 'short' list.

Embora o nome mais apontado fosse o do vice-presidente do partido Marco António Costa, uma figura contra a qual “ninguém” se candidata, afirmou ao i um vice-presidente da bancada atual.

Por outro lado, Hugo Soares era o nome que se seguia, na condição de Marco António não avançar, o que a avaliar pela notícia de hoje, deverá ter acontecido.

Ainda sem a informação da candidatura de Hugo Soares, a edição de hoje do i fazia referência a um membro do Conselho Nacional, que pediu o anonimato, que disse: “Repare que para o Hugo é importante assumir-se agora porque os primeiros vice-presidentes, ao contrário dos restantes que têm pasta, não transitam entre direções de bancada. Depois de o Luís Montenegro sair, quem vier para o lugar dele deverá trazer o seu primeiro-vice: pelo menos é assim a tradição”.