Salvador Sobral: De bestial a besta com um like sonoro…

O país comoveu-se com a sua vitória na Ucrância no Festival da Eurovisão e elevou-o à categoria de semi-deus. Depois da ameaça de um toque de flatulência, o artista passou, nas redes sociais, à categoria de besta

Facebook deve ser das invenções mais geniais da humanidade, já que conseguiu mudar a vida a milhões de pessoas que tinham uma existência tristíssima, já que apenas conseguiam falar para o prédio onde viviam ou, quanto muito, para a rua.

Muitas dessas pessoas passam os dias em direto na rede social e não pouco mais devem fazer. É como se estivessem sempre em rede e até têm alguma dificuldade em dormir, pois vão estar a perder a vida real do Facebook…

Um dos aspetos engraçados dessa estranha forma de vida é dado pelas mudanças de posição, constantes, diga-se, de alguns dos cibernautas. Os exemplos são mais do que muitos, mas vamos centrar-nos no de Salvador Sobral. O homem passou de bestial a besta com a simples ameaça de um peido. Aqueles que choraram com a sua vitória noFestival da Eurovisão foram os mesmos que logo o trataram como a maior besta do país depois de Sobral ter confessado no concerto de solidariedade para com as vítimas de Pedrógão Grande e Góis que o público o aplaude faça ele o que fizer, até mesmo por dar um peido.

O homem deixou de ser brilhante só por causa desse deslize verbal? O prémio que ganhou em Kiev, Ucrânia, já perdeu a validade? Os concertos que deu depois disso não valem nada? Claro que todos sabemos que o fenómeno da moda é efémero e que à medida que se vai espalhando vai morrendo na origem. Mas as redes sociais vivem de sangue – quem diria que a imprensa se tornaria uma brincadeira de crianças – e Sobral tornou-se a nova obsessão de muita boa rapaziada que anda por esses mundos.

Além de ter todo o direito a cultivar uma imagem de bad boy – o mundo da música não está cheio deles? –, de não querer tirar selfies, nem com Marcelo, de querer ser tratado pelo novo nome que usa na banda, de querer afastar-se do rótulo de cantor de eurofestivais, Sobral deve ser julgado pelo que canta e pouco pelo que diz nos seus deslizes. 

Mas as pessoas são impiedosas e querem, e estes querem é de propósito, arrasá-lo porque faltou ao respeito, e é verdade que sim, aos espetadores do Meo Arena, onde se realizou o tal espetáculo, e aos milhões que o viam pelos canais televisivos, que numa situação inédita transmitiram em simultâneo o mesmo concerto.

Sobral é muito mais do que um deslize, é um dos grandes talentos que o país tem, mesmo com os seus disparates.