Paris. Tempestade durou uma hora mas fez estragos equivalentes a chuva de três semanas

Várias zonas da capital francesa foram atingidas brutalmente pela chuva que se fez sentir em apenas uma hora

Paris. Tempestade durou uma hora mas fez estragos equivalentes a chuva de três semanas

No domingo passado, durante uma hora, caiu em Paris uma chuva torrencial, que equivale a três semanas de precipitações médias desta altura (julho), ou seja, cerca de 49 mmílimetros de chuva por hora. 

O Instituto de Meteorologia de França afirma que o recorde anterior terá sido de 47 mílimetros de chuva, em apenas uma hora, e terá sido registado há 22 anos, a 2 de julho de 1995.

"Acumulações extraordinárias" de chuva ocorreram, igualmente, noutras regiões do país. “Segundo as nossas imagens de radar, é mesmo possível que sejam ultrapassados os 100 milímetros dentro de algumas horas, nomeadamente em Poitou, e no norte de Limousin [mais a sul]”, adiantou Patrick Galois, meteorologista, em declarações à AFP.

As inundações na capital francesa obrigaram ao encerramento de 20 estações de metro e os bombeiros de Paris receberam um recorde de 1700 telefonemas de emergência, tendo conseguido responder a apenas 87 incidentes.

Para além de Paris, também algumas zonas da Suíça foram afetadas por tempestades de granizo e ventos violentos, que terão provocado muitas inundações ao longo de todo o fim-de-semana.