França e EUA fazem as ‘pazes’. Emmanuel Macron: “Trump ouviu-me. Disse que ia encontrar uma solução nos próximos meses”

Emmanuel Macron garantiu que Trump iria procurar uma solução nos próximos meses, relativamente à questão da saída dos EUA do acordo sobre as alterações climáticas.

De acordo com o Journal du Dimanche, que publica vários excertos da entrevista ao chefe de Estado francês, o mesmo afirma que o país “começou a construir com Trump uma relação de confiança sobre um conjunto de temas estratégicos, incluindo desacordos”.

Entre os temas está a questão das alterações climáticas, depois de Trump ter decidido retirar os Estados Unidos da América do Acordo de Paris, um dos assuntos abordados no encontro que mantiveram em Paris, na passada quinta-feira.

"Donald Trump ouviu-me. Entendeu o sentido da minha ação, sobretudo o vínculo que existe entre o aquecimento global e o terrorismo. Disse-me que ia tratar de encontrar uma solução nos próximos meses", afirmou Macron.

Na conferência de imprensa que os dois chefes de Estado deram na quinta-feira depois da entrevista ao jornal francês, Donald Trump sugeriu que "algo poderá ocorrer" relativamente à sua posição quanto às alterações climáticas.