Negócio Altice/Media Capital. Moody’s diz que operação está em linha com estratégia

 Agência de notação diz que vai ser desenvolvida “uma oferta convergente de media e telecomunicações” nos seus mercados centrais.

A agência de notação Moody’s revelou ontem que a compra da Media Capital pelo grupo Altice “está em linha com a estratégia” da dona da PT Portugal de desenvolver “uma oferta convergente de media e telecomunicações” nos seus mercados centrais.

Esperamos que o negócio da Media Capital seja realizado pela Altice International e integrado no negócio da Portugal Telecom”, prosseguem, acrescentando que “a extensão desta integração não é ainda clara e há alguns riscos associados a esta operação”.

A Moody’s recorda que a Altice está a apostar nos conteúdos de media para reforçar o seu negócio em França (SFR) e que esta compra representa uma “aproximação consistente” em Portugal, recordando que a Altice International acedeu aos direitos de futebol através da parceria que tem na Sport TV com os restantes operadores.

“Esta compra irá fornecer adicionalmente conteúdos em língua portuguesa que apoiem a marca MEO” e também a Teads, empresa de publicidade ‘online’ cuja compra foi anunciada em março deste ano.

Impresa já reagiu à operação

A Impresa – dona da SIC e do Expresso -pronunciou-se, esta segunda-feira, pela primeira vez sobre o negócio entre a Altice e a detentora da TVI ao afirmar que está "confiante" de que os reguladores terão em conta os princípios de concorrência leal e do pluralismo dos media quando se pronunciarem sobre a compra da Media Capital pela Altice.

A Altice, grupo que comprou há dois anos a PT Portugal, anunciou na sexta-feira, dia 14 de julho, que chegou a acordo com a espanhola Prisa para a compra da Media Capital, dona da TVI, entre outros meios, numa operação que a empresa espanhola avalia em 440 milhões de euros.

Fonte oficial da Impresa, que detém a SIC, afirmou hoje que o grupo "é, e sempre foi, a favor da concorrência leal num mercado que funcione de forma sã, bem como do pluralismo na comunicação social".