Trabalhar a partir de casa é mais benéfico?

Experiência realizada por empresa chinesa dá a resposta

Uma empresa chinesa pediu a que metade dos seus funcionários trabalhasse a partir de casa e a outra metade a partir do escritório para estudar a produtividade e os benefícios de se trabalhar em casa.

A experiência da empresa concluiu que trabalhar a partir de casa é na verdade muito benéfico e aumenta a produtividade.

Os trabalhadores foram divididos em dois grupos: um que trabalhou a partir de casa durante quatro dias por semana ao longo de nove meses e o outro grupo permaneceu no escritório durante cinco dias por semana, como grupo de controlo.

Os resultados mostraram que 13% das pessoas que trabalharam em casa melhoraram o seu desempenho, pois trabalhavam efetivamente as horas diárias que lhes competia, o que não acontece no escritório devido a atrasos ou prolongamento da hora de almoço, sendo ainda mais fácil manter a concentração em casa porque não existem muitas distrações.

A experiência permitiu ainda concluir que os funcionários que trabalham em casa aumentam a sua produtividade e a taxa de abandono da empresa teve uma queda de 50%, permitindo que os gerentes poupassem tempo a contratar novos funcionários.

Esta experiência coincide com uma sondagem da Gallup, que revelou que os americanos que trabalhavam em casa 3 a 4 horas por dia se sentiam mais envolvidos no trabalho.