NASA quer contratar alguém que proteja a Terra da vida extraterrestre

Ordenado pode chegar aos 156 mil euros anuais

A NASA está à procura de um ‘planetary protection officer’, que, numa tradução literal, corresponde a ‘responsável pela proteção planetária’. O objetivo é defender a Terra da vida extraterrestre, mais especificamente da “contaminação biológica no espaço de exploração humano e robótico”.

De acordo com a BBC, o salário anual varia entre os 124 mil e os 187 mil dólares (entre os 105 mil e os 156 mil euros). A fase de candidaturas abriu em julho e encerra em meados de agosto – a vaga só está disponível para cidadãos norte-americanos.

Para além da grande responsabilidade, os requisitos necessários também pode justificar o salário oferecido: para além de “conhecimentos avançados de proteção planetária”, o candidato deve ter experiência em “programas espaciais com relevo nacional”. Terá também de ter um curso em Física, Engenharia ou Matemática, bem como a disponibilidade para se submeter a um posto de trabalho que implica um alto nível de secretismo.

Um dos objetivos do departamento de Proteção Planetária é manter o planeta “no seu estado natural” e tomar “medidas prudentes de precaução para proteger a biosfera terrestre no caso de existir vida noutro local”.

Para ler o artigo da BBC, clique aqui.