Dia Mundial do Gato: saiba porque é que estes animais não gostam de água

Os gatos são animais de hábitos e não lidam bem com surpresas

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Gato e é tempo para esclarecer algumas curiosidades acerca destes animais.

A maior parte dos gatos não gosta de água e especialmente de ir a banhos, mas há algumas exceções. No entanto, mesmo que consigam nadar, não nadam tão bem quanto os cães e não têm sequer interesse em tomar banho.

Segundo o site Mother Nature Network, os cientistas e especialistas no assunto contam e acreditam que há várias razões para a relação complicada que os gatos têm com a água.

A primeira de todas, é a evolução. Os gatos domésticos descendem dos gatos árabes selvagens, que viviam em zonas secas onde praticamente não havia água, portanto, os gatos nunca aprenderam a nadar nem nunca tiveram necessidade de o fazer.

Os felinos andam sempre à procura de potenciais perigos e querem estar sempre em boa forma no caso de terem de lutar ou fugir, quando o seu pelo fica molhado, o animal fica mais pesado e isso compromete a sua forma física e torna-o vulnerável a ataques.

A ocorrência de más experiências, ou a falta delas, é também uma razão para os gatos não lidarem bem com a água. Se um gato já foi obrigado a tomar banho de uma forma agressiva, é normal que tenha ficado ‘traumatizado’. Para além disto, a água bloqueia a libertação de feromonas e os pelos demoram muito mais tempo a secar, tornando esta experiência ainda mais desagradável.

Os gatos são animais de hábitos e não lidam bem com surpresas, a melhor forma de os habituar ao banho é dar-lhes banho com calma e desde bebés.