Seca em 80% do país

A seca severa ou extrema atinge já mais de 80% do país. O Alentejo é o mais penalizado em termos agrícolas e Bragança o distrito com mais dificuldades no abastecimento à população.

a falta de água afecta bragança há mais de 40 anos. os habitantes têm correspondido aos apelos da autarquia – de poupança de água –, mas não é suficiente. segundo o vice-presidente da câmara, rui caseiro, «as reservas na barragem da serra serrada são insuficientes para abastecer a cidade». a solução, acrescenta, passa pela construção da barragem de veiguinhas, na serra de montesinho, um projecto que, após 30 anos, obteve decisão favorável do governo, em março passado. entretanto, desde o ano passado que a água está a ser transportada até bragança por camiões cisterna. o presidente da autarquia disse esta terça-feira que o município poder ter de ir buscar água a espanha.

no final do mês de julho, segundo o instituto de meteorologia, 58% do país encontrava-se em seca extrema e 26% em seca severa.

o presidente da associação de agricultores do distrito de portalegre, antónio bonito, afirma que «numa situação extrema, isto pode ser o fim da agricultura alentejana». o ministério da agricultura assegura que «está em curso o apoio à distribuição de água para abeberamento de gado prestado na área de influência da edia» (empresa gestora do alqueva). antónio bonito diz desconhecer esta medida, acrescentando: «e o resto da região do alentejo que não é servida pelo alqueva? é do tipo de informação que é dada para calar a opinião pública».

devido à seca, a produção de cereais deste ano deverá ser «a mais baixa desde 2005», segundo estimativas do ine.

leonor.pereira@externo.sol.pt

(actualizada às 15h05)