Incêndio no Fundão está “completamente descontrolado”

Chamas lavram há quase dois dias.  

O presidente da Câmara Municipal do Fundão apelou, esta segunda-feira, Às autoridades nacionais para que procedam ao reforço de meios de combate num incêndio que lavra na Serra a Gardunha há praticamente dois dias e que está “completamente descontrolado”.

"O fogo está completamente descontrolado e faço aqui um apelo às autoridades nacionais, para além de todos aqueles que já fiz ao longo do dia, para procederem a um reforço de meios, porque neste momento o incêndio está a aproximar-se da aldeia histórica de Castelo Novo e podemos ter aqui situações complicadíssimas", avançou Paulo Fernandes à agência Lusa.

O fogo teve início na localidade de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, às 01h27 deste domingo, e entretanto progrediu para o concelho do Fundão, tendo-se mantido "fortemente ativo" durante toda a noite e dia de hoje.

Pelas 18h40 o combate às chamas estava a ser feito por 214 operacionais, auxiliados por quatro meios aéreos.

O autarca Paulo Fernandes garantiu que "a situação é gravíssima" e que, "não obstante o esforço e dedicação dos bombeiros", se verifica uma "manifesta falta de meios para a magnitude das chamas".

O presidente da Câmara afirmou ainda que a Administração Regional de Saúde do Centro vai manter o Centro de Saúde do Fundão aberto ao longo de toda a noite.