Ataque terrorista em Barcelona faz pelo menos 13 mortos

As imagens abaixo podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

Ataque terrorista em Barcelona faz pelo menos 13 mortos

Uma carrinha branca atropelou dezenas de pessoas na zona das Ramblas, em Barcelona. De acordo com a rádio espanhola Cadena SER, pelo menos 13 pessoas morreram. A polícia confirma a existência de 80 feridos.

O Governo da Catalunha confirmou a detenção de duas pessoas – uma delas é Driss Oukabir, o homem que terá alugado a carrinha usada no ataque. Informação avançada pela TVE revela que a polícia abateu outro suspeito.

As autoridades já confirmaram que se trata de um atentado terrorista. Foram acionados todos os dispositivos disponíveis.

Entretanto, começam a surgir notícias de dois novos atropelamentos em Barcelona: num deles, três polícias foram atropelados no ponto de controlo e o suspeito terá fugido; noutro posto de controlo, uma agente terá sido atropelada – neste último caso, o condutor foi detido.As autoridades ainda não divulgaram pormenores sobre estes casos, nem informações quanto à relação entre estas situações e o atentado nas Ramblas.

Os meios no local estão a dar assistência aos vários feridos. O acesso ao local já foi cortado.

A carrinha terá atropelado as pessoas quando estas atravessavam a estrada.

O suspeito terá abandonado o veículo no local e colocou-se em fuga. De acordo com fonte oficial citada pelo El País, o suspeito está armados e barricado num restaurante turco no bairro de Raval. Segundo a imprensa espanhola, foram feitos reféns dentro do estabelecimento.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, já reagiu ao ataque, através da sua conta oficial no Twitter. “Em contacto com todas as autoridades. Prioridade: ajudar os feridos que estão nas Ramblas e faciltar o trabalho das Forças de Segurança”, escreveu.

 

 

Segundo o La Vanguardia, havia duas carrinhas envolvidas no ataque. A segunda carrinha terá sido encontrada num parque de estacionamento da zona de Vic, em Barcelona. Trata-se de uma carrinha branca da marca Fiat.

Em atualização

Com Joana Marques Alves