OMG. O eclipse que pôs a América no centro do mundo [FOTOS]

Houve relatos histéricos nas transmissões nas redes sociais, casamentos, cientistas entusiasmados e Bonnie Tyler cantou “Total Eclipse of the Heart” a bordo de um cruzeiro.

OMG. O eclipse que pôs a América no centro do mundo [FOTOS]

“Vamos fazer uma pausa, desfrute da vista.” Quando, pelas 19h51, o The Weather Channel fez uma pausa nos comentários em direto sobre o eclipse solar total em diferentes pontos dos Estados Unidos, o silêncio foi bem-vindo. Durante quase cinco horas, tanto esta transmissão no Twitter como o canal da NASA foram palco de uma sucessão de relatos efusivos sobre a experiência astronómica que o norte da América teve a sorte de experienciar ontem. Não faltaram cientistas a antever os estudos que poderão fazer da atmosfera solar, casamentos abençoados pelos astros e populares equipados com óculos e cartazes para festejar a ocasião, que teve o ponto alto em Hopkinsville, onde a “totalidade” durou dois minutos e 40 segundos. “Este é, de certeza, um eclipse para os livros de História mas ainda não acabámos. O eclipse solar está a viajar pelo Atlântico e vai acabar na costa de África, junto à Serra Leoa”, diziam os comentadores de serviço na agência espacial norte-americana, reservando para o final as imagens obtidas pela Agência Espacial Internacional. 

Trump não fez questão de se deslocar à faixa entre o Oregon e a Carolina do Sul onde o eclipse foi total, observando o eclipse parcial em Washington, onde a lua cobriu 80% da estrela. Em Portugal, o fenómeno também foi menos percetível. Por cá, teremos outros eclipses solares parciais em 2021 e 2025, mas só a 12 de agosto de 2026 é que haverá um grande, que mesmo assim não será total no território português. No entanto, se viajar até Espanha já conseguirá vê-lo a 100%, por exemplo na Galiza ou no País Basco. A nível mundial, o próximo eclipse solar total é esperado a 2 de julho de 2019 e será visível no Chile e na Argentina.