Angola. José Eduardo dos Santos já votou nas primeiras eleições às quais não se candidata

Presidente angolano abandona liderança do país depois de 38 anos no poder

Angola. José Eduardo dos Santos já votou nas primeiras eleições às quais não se candidata

O homem que ocupa o cargo da Presidência da República de Angola desde 1979 já votou, esta quarta-feira, para eleger o seu sucessor após 38 anos.

José Eduardo dos Santos votou com a mulher, Ana Paula dos Santos, em Luanda, sob fortes medidas de segurança e com um grande aparato mediático.

O chefe de Estado cumprimentou os observadores internacionais presentes, como José Ramos Horta, antigo Presidente de Timor, Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique, e José Maria Neves, antigo Presidente de Cabo-Verde, mas não quis prestar declarações aos jornalistas.

José Eduardo dos Santos votou cerca de uma hora e meia depois de terem aberto as urnas, às 7h. Existem 9,3 milhões de angolanos recenseados para votar e escolher um dos seis candidatos à sucessão do ainda Presidente. A votação encerra às 18h.

De sublinhar que a votação para a presidência não é direta, os eleitores votam antes para a escolha dos 220 deputados, sendo que o cabeça-de-lista do partido mais votado será nomeado chefe de Estado.