Lisboa em 3º lugar em relatório que avalia as cidades na área da cultura

Há 500 mil cidades incluidas na lista.

A capital portuguesa ficou em terceiro lugar na lista do relatório que avalia as cidades europeias na área da Cultura e da Criatividade. Há 500 mil cidades e um milhão de habitantes na lista feita.

O relatório afirma que Lisboa "é conhecida como uma capital variada e multicultural", tendo sido Capital Europeia da Cultura em 1994 e tendo acolhido "vários eventos internacionais", como é o caso da Expo'98 e o Euro 2004, que "impulsionaram a infraestrutura e as atividades culturais locais".

"A Cultura é vista como uma ferramenta para a coesão social graças à experiência positiva da Galeria de Arte Urbana (GAU) [da Câmara Municipal de Lisboa], que promove o uso do espaço público como meio para o 'graffiti' e a arte urbana", pode ler-se no relatório.

Além de tudo isto, Lisboa  ‘abraçou’ "eventos internacionais de longa duração como a Trienal de Arquitetura, a ModaLisboa e o Lisbon & Estoril Film Festival", e a cidade começou agora a acolher "novos eventos relacionados com criatividade, com o Fórum Europeu de Hubs (polos) Criativos, em 2015, ligando mais de 200 polos criativos da Europa".

Na categoria XL, Lisboa ocupa o primeiro lugar no índice de Dinamismo Cultural (uma média ponderada de duas dimensões que captam elementos do "pulso cultural" das cidades: Locais e Instalações Cultural, 50%, e Participação Cultural e Atratividade, 50%).