Oposição angolana diz que a CNE forjou resultados

Líderes dos partidos dão conferência de imprensa em Luanda para apresentar provas de fraude nas eleições de ontem. Resultados vieram diretos do MPLA, dizem.

Oposição angolana diz que a CNE forjou resultados

“De certeza que a CNE tirou os resultados do gabinete do Ju Martins, secretário dos assuntos eleitorais e políticos do MPLA, não tem outra forma porque eles não saíram de nenhuma província”, disse ao SOL o líder parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior.

Os líderes dos partidos da posição vão dar uma conferência de imprensa às 21 horas de hoje, quinta-feira, para contestar os resultados provisórios das eleições gerais apresentados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que colocam o MPLA à frente da corrida com 64,5% dos votos.

“É claro que os partidos da oposição vão refutar”, os resultados apresentados, sublinha o dirigente da UNITA: “É uma fraude”, garante.

Adalberto da Costa Júnior garante que “não houve apuramento municipal dos votos”, tal como “não houve apuramento provincial”.

“A CNE não recebeu atas de nenhuma província e é obrigatório. Quando se dá os resultados, estes têm de passar da assembleia vai para o município, dali para a província e depois, como diz a lei, vai para a CNE. Os homens da província nem reuniram e a CNE deu resultados finais. Tirou-os da onde?”, pergunta Adalberto da Costa Júnior que reafirma: “Nenhuma província iniciou a contagem provincial, nenhuma”.

 

Resultados provisórios

 

A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, anunciou hoje à tarde os primeiros resultados provisórios das eleições gerais em Angola, que se realizaram ontem, quarta-feira, quando estavam apuradas 65,53% das mesas e 63,74% dos votos.

Os resultados dão a vitória ao MPLA em todas as 18 províncias do país. Nestes resultados provisórios (com quase seis milhões dos 9,3 milhões de votos apurados), o MPLA surge com mais de 2,8 milhões de votos, correspondendo a 64,57% dos votos apurados.

A seguir, com pouco mais de um milhão de votos, surge a UNITA com 24,04% dos votos. Em terceiro lugar, está a CASA-CE, a grande distância, não confirmando em nada as sondagens que lhe davam a possibilidade até de ser a segunda maior força política. A coligação de Abel Chivukuvuku conseguiu 371.724 votos, correspondentes a 8,56%.