Judiciária desmantela fábrica de notas falsas

Dois homens acusados de falsificarem notas de 20 euros foram detidos

A Polícia Judiciária anunciou o desmantelamento de uma fábrica de notas falsas, na zona da Grande Lisboa, e a detenção de dois homens envolvidos no esquema de falsificação.

Os suspeitos foram apanhados, de acordo com o comunicado da PJ, quando a a fábrica já se encontrava a produzir notas de 20 euros.

A investigação teve início em junho, até porque já tinham sido detetadas cerca de duas centenas de notas de 20 euros falsas em circulação.

Foi apreendido "todo o equipamento utilizado no processo de contrafação", incluindo uma máquina de estampar a quente, um molde usado na referida máquina, uma guilhotina própria para cortar papel, um computador portátil e uma impressora. 

"As notas de 20 euros, algumas das quais foram apreendidas em processo de fabrico, eram idóneas para induzir em erro qualquer pessoa, tendo sido já detetadas mais de duas centenas em circulação", refere o comunicado.

Os dois detidos, de 59 e 64 anos, já foram sujeitos ao primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido decretada prisão preventiva.