Novo carro da Autoeuropa está quase à venda

Modelo unicamente produzido na fábrica de Palmela deverá pesar 40% das vendas da marca alemã até 2027.

O T-Roc, modelo produzido exclusivamente na Autoeuropa, é uma das grandes apostas da Volkswagen, com a marca alemã a destacar a importância económica do segmento dos veículos utilitários desportivos (SUV).  Segundo Herbert Deiss, presidente da Volkswagen, está previsto um grande crescimento deste segmento nos próximos anos.

«Acreditamos que os SUV vão crescer 50% nos próximos 10 anos. Isto afetará todas as regiões, como a Europa, a China e os Estados Unidos. Será um dos segmentos mais procurados», revelou durante a apresentação mundial do modelo em Itália.

Os primeiros T-Roc serão comercializados a partir de novembro no mercado europeu, seguindo-se a China e os Estados Unidos. Em Portugal, a versão base deste modelo vai custar 25 mil euros, mas na Alemanha o valor será mais baixo começa nos 20 mil euros.

A marca acredita que até 2027  deverão existir 11 milhões de veículos desta categoria, que deverão gerar 40% das vendas da marca nos próximos anos. Para isso, a fabricante instalou várias tecnologias para o T-Roc, como o sistema front assist (reconhece peões e trava automaticamente se for necessário), o assistente de emergência (se o condutor perder o controlo), o digital cockpit e a integração com o smartphone. Além disso, o T-Roc irá reconhecer o condutor e adaptar-se às preferências a nível de climatização e entretenimento.

Estão previstos seis motores, a gasolina e gasóleo, com até 190 cavalos de potência.