O poder do estado num mundo em transformação

Neste início de século em que as ameaças se apresentam multifacetadas e transnacionais, a problemática da segurança nacional inclui e integra áreas de ampla abrangência envolvendo setores multidisciplinares de prevenção e atuação, que importa conhecer e dominar face às aceleradas mudanças em curso, aos novos tipos de competição, à cada vez maior necessidade de dispor…

António Almeida Tomé
Professor Doutor Catedrático

 

Este processo constitui uma ação imprescindível em cursos ministrados nas grandes empresas multinacionais dos países mais avançados económica, tecnológica e cientificamente, como os Estados Unidos e a Alemanha, com o knowledge e a especialização a integrarem cursos em Institutos e Universidades.

Para além dos Estados, também as empresas, organizações, instituições e universidades se encontram hoje a atuar em paralelo num mundo conflitual, de intensa competitividade e de continuas transformações, e onde não existe lugar para aqueles atores estaduais e privados que não se apercebam das alterações e acelerações no tempo em cenários internacionais onde a competição predomina.

Desta evidência ressalta a importância da estratégia como doutrina e arte do planeamento, da liderança e de atuação nos mercados e nas fontes do saber nacionais e internacionais. Donde a necessidade de se dispor em tempo real e a todo o momento da informação estratégica mais relevante quanto às operações no terreno de execução dos objectivos dos Estados, das empresas e das organizações. Envolve elevado dinamismo adaptativo das empresas em competição pela conquista dos mercados junto das grandes massas consumidoras. Integra uma área multidisciplinar que exige elevada especialização e capacidades humanas, obrigando a dispor em permanência das tecnologias da informação e dos meios que permitam comunicar a informação mais relevante aos operadores no terreno em tempo real. Em situações de crise ou de guerra, é um processo que irá materializar a realização e o sucesso da força militar ao serviço do Estado.

De tudo sobressai a importância de conhecer a fundo e em permanência a rápida evolução da conjuntura e a dinâmica do complexo cenário mundial das relações internacionais, num mundo em mutação onde os jogos de Poder e de projeção da Força por parte dos Estados se tornaram abrangentes às organizações, às elites partidárias ideológicas e às empresas.

Compete ao Estado a preparação e a formação de especialistas nas áreas social, económica, de informações e de Intelligence, para além das científica e tecnológica, visando enquadrar os vários setores macroeconómicos que permitam enfrentar os inerentes desafios políticos e económicos. A elevada competição daí resultante obriga o Estado e as empresas a desenvolverem em permanência e de forma inteligente estratégias competitivas com recurso a Sistemas de Apoio à Decisão e às Tecnologias de Informação e de Comunicação, nos diversos cenários políticos e naqueles dos mercados internacionais.

Num mundo globalizado dominado pelos “motores” económico, financeiro e tecnológico, o correto planeamento estratégico e seu treino e simulação em modelos assume carácter de urgência, por possibilitar a obtenção em tempo útil de informação “vital” abarcando extensa área multidisciplinar; o que obriga à formação cognitiva avançada do líder que toma a decisão, do militar que planeia e cumpre a estratégia, do professor que ensina e demonstra, ou do funcionário que executa; todos elementos que têm de se integrar numa nova dinâmica em que o espaço cedeu lugar ao tempo.

Num mundo extremamente competitivo onde o conhecimento das alterações e da postura dos competidores é indispensável, Portugal terá de recuperar rapidamente do atraso em que se encontra relativamente a estas áreas, que se tornam cruciais para a vitalidade do País e o sucesso das empresas.