Estudo revela que portugueses nunca foram tão confiantes como são hoje em dia

A confiança dos portugueses subiu no segundo trimestre de 2017 para níveis que nunca antes tinham sido alcançados, de acordo com o relatório internacional da Nielsen.

De acordo com um estudo “Global de Confiança dos Consumidores", o índice de confiança dos portugueses subiu 17 pontos, face ao período homólogo, atingindo 82 pontos (100 é o grau de otimismo mais elevado), o valor mais alto desde sempre em Portugal.

"Uma das novidades é que a maioria dos portugueses, cerca de 51%, já não considera que o país está em recessão económica, revelando-se até um otimismo superior ao que se observa na média europeia – 59% dos europeus acreditam que o seu país está em recessão.", pode ler-se no estudo realizado.

Além disso, 0 otimismo que os portugueses sentem estende-se às perspetivas profissionais e financeiras, com melhorias em relação ao ano anterior, algo que faz com que os consumidores estejam mais disponíveis para o consumo.

Os consumidores portugueses também mudaram os seus hábitos de consumo, no entanto, poupar continua a ser uma prioridade. "Após o pagamento das despesas essenciais, 45% optam por utilizar o dinheiro excedente para fazer poupanças".

A população portuguesa preocupa-se, sobretudo, com o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, ao contrário dos restantes europeus, que estão muito mais preocupados com o terrorismo e com questões de saúde.

Ainda assim, a preocupação com o terrorismo é a que tem mais destaque neste trimestre face ao homólogo.

"Estes resultados fazem-nos acreditar que as melhorias da situação nacional após o período de crise e este sentimento de recuperação tornaram os portugueses mais otimistas, provavelmente por estarem a conseguir recuperar de uma situação muito negativa no passado", considerou a responsável da Nielsen Portugal, Ana Paula Barbosa, citada no comunicado.