Total vende campo petrolífero ao Kuwait

A Total aceitou vender a parte que ainda detinha num campo petrolífero da Noruega ao Kuwait para se concentrar na recente aquisição da dinamarquesa Maersk Oil. 

“A Total assinou um acordo para ceder os restantes 15% que detinha no campo de Gina Krog, na Noruega, à Companhia do Kuwait para a Exploração de Petróleo no Estrangeiro (CKEPE)”, revelou a petrolífera francesa em comunicado.

“No enquadramento da gestão do nosso portefólio e optimização da nossa alocação de capital, decidimos abdicar totalmente da nossa parte no projeto Gina Krog e focarmo-nos em outras oportunidades na Noruega”, acrescentou a responsável pela exploração e produção da Total,

“Com a recente aquisição da Maersk Oil, a nossa posição no Mar do Norte será muito fortalecida, em especial da Noruega”, disse ainda Arnaud Breuillac.

No final de agosto a Total anunciou a compra da Maersk Oil por 7,45 mil milhões de dólares (6,35 mil milhões de euros), tornando-se o segundo maior operador no Mar do Norte, com explorações na Grã-Bretanha, Noruega e Dinamarca.

A Total já tinha vendido, em 2016, à CKEPE, 15% do Gina Krog. Juntando os dois negócios – o mais recente foi avaliado pelos kuwaitianos em 317 milhões de dólares – o acordo tem um valor superior a 600 milhões de dólares.

O Gina Krog, localizado no Mar do Norte, é controlado pela gigante norueguesa Statoil.